(42)999238519

NO AR

Playlist Alternativa

alternativatvivai.com

Brasil

PRODUTORES PERDEM MAIS DE MIL LITROS DE LEITE DEVIDO A QUEDAS NA ENERGIA NO PARANÁ

Energia é essencial para conservar leite armazenado. Produtores de Candói relatam que enfrentam o problema há mais de um mês. Copel afirma que vai realizar serviços de inspeção e manutenção preventiva e dentro de 30 dias deve terminar instalação de r

Publicada em 07/02/24 às 17:04h - 68 visualizações

por Alternativa Web TV


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Reprodução/RPC)

Produtores de Candói, na região central do Paraná, acumulam perdas superiores a mil litros de leite neste início de ano devido a quedas na energia.

Como a energia é essencial para conservar leite armazenado, o produto tem estragado e os produtores têm sido forçados a jogarem a bebida fora.

É o caso de Elza Marques Sinhorin, que conta que nos cinco primeiros dias de fevereiro já houve duas quedas de energia na propriedade.

Com isso, a produtora rural teve que jogar fora mais de 1.200 litros de leite.

E o prejuízo vai além do produto perdido: a oscilação da energia também afetou o resfriador, que está no conserto.

Na propriedade de Josmar Wegner Miloski, a oscilação foi ainda maior. Ele conta que na semana passada percebeu cerca de 10 picos de energia por dia.

"Vinha a luz, ficava uns 10 minutos e desligava de novo. Aí mais uns 50 minutos sem luz, mais ou menos. Já fiz sete reclamações na Copel por conta disso", relata o produtor, que já perdeu mais de 800 litros de leite.

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) disse que os desligamentos registrados em janeiro e no início de fevereiro na área rural de Candói se devem a diferentes motivos. Entre eles, estão os temporais dos últimos meses.

A companhia também promete que, nos próximos dias, vai realizar serviços de inspeção e manutenção preventiva ao longo de toda a rede, incluindo vistoria das estruturas, substituição de componentes, poda de árvores, roçada da vegetação adjacente e instalação de novos equipamentos.

"Paralelamente, a Copel informa que está realizando, na rede da região, obras que somam aproximadamente R$ 10 milhões e vão beneficiar diretamente os consumidores assim que concluídas. Uma delas é uma interligação de rede trifásica rural, que integra o Programa Paraná Trifásico, e outra é a instalação de um religador automático, equipamento capaz de religar a rede rapidamente em alguns tipos de desligamentos. Com os investimentos, a expectativa é de uma redução no número e na duração de desligamentos", afirma.

 

INFORMAÇÕES: G1.GLOBO.COM




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

CONTATO

(42)999238519

Visitas: 771688
Usuários Online: 2
Copyright (c) 2024 - Alternativa Web TV
Converse conosco pelo Whatsapp!